Os Desafios da Virtualização Cénica 3D - “Heritage Replay”
Visamos na WR promover vocações e consciências colectivas para o estudo, a salvaguarda e a fruição sustentável dos valores do Património Natural e Cultural através da virtualidade interactiva de realismo científico. Aprender através da dupla indução emotiva da imersão virtual realista (propiciada pelas tecnologias dos Videojogos 3D e da Realidade Virtual & Aumentada) e do desafio da exploração e descoberta, da descodificação da complexidade (natural e cultural), do puzzling de peças de informação científica-patrimonial de progressiva elaboração.
As Ciências do Território e do Património digitalizam-se massivamente recorrendo às Tecnologias da Informação para museografar-se, divulgar-se, ensinar-se; No entanto persiste ainda um tabu, uma desconfiança, um preconceito negativo perante o potencial comunicativo e reapropriativo da restituição cénica virtual interactiva, que permite modelizar e refuncionalizar os seus universos, abrindo as portas à sua fruição plena (informada e emotiva).
Assim, o Património e o Território regista-se e descreve-se hoje sob forma digital (em versão binária de texto, desenho, áudio e fotograma) mas tem também a capacidade vectorial de abarcar tridimencionalmente a forma e o espaço e as suas computações. O digital transmite-se e replica-se na WEB e prolonga os sítios, arquivos, museus e palcos democratizando os recursos. Combina-se na diversidade de registos nos multimédias. A forma 3D texturada e animada permite o cinema de imagem virtual; a re-encenação simulativa e interactiva permite o videojogo – "Heritage Replay!"
O nosso desafio é seguir de forma consistentemente comprometida as 8 etapas de virtualização progressiva do Território Antigo, desde o registo numérico à restituição reapropriativa integrada
Reinterpretação Lúdica Virtual (Videojogo)