VII - Animamos

 

A animação substitui-se à simulação quando esta se torna inaplicável nos sistemas complexos

As variáveis ambientais, plantas, animais, seres humanos e personagens reais e ficcionadas são entidades animáveis e articuláveis em sistemas de comportamentos e interdependências tipificados ou, por outro lado, em performances (históricas) únicas.

 

a) Animação scriptada

Os actores assumem aqui comportamentos únicos registados por captura (“motion & performance capture”) do real ou por animação sintética (“géstica desenhada”). Estamos aqui sobretudo no contexto da narrativa, da História.

 

b) Animação osteo-controlada em tempo real.

Os ossos dos esqueletos virtuais podem ser animados de forma controlada em tempo real comandando (directa ou inversamente) as cadeias hierárquicas dos ossos a que se ligam. A circunstancia comanda (pela via da Inteligência Artificial – IA) de forma livre.

 

c) Géstica tipológica e animação modular

As unidades dinâmicas de animação são atomizáveis num LEGO de construção modular hierarquizado. A ideia é dar autonomia de resposta, de reacção e protagonismo aos agentes e actores virtuais onde módulos de IA asseguram as regras de articulação / combinação:

 

Atitudes constroem-se com gestos e expressões tipificadas;

Acções constroem-se com atitudes

Actividades constroem-se com acções.

 

Desta forma haverá lugar a um grande número de combinações possíveis, que algoritmos de gestão das transições entre os módulos tornarão mais fluidas e expressivas.