21 de MAIO de 2022

AVECASTA - PORTAL DO TEMPO
Jornadas da Primavera

Sábado, 21 de Maio de 2022 na Gruta da Avecasta

14.00
Visita guiada à Gruta e Cabeço da Avecasta: Eco-fisiografia, Flora, Vegetação e Arqueologia - José Mateus e Paula Queiroz

15.00
Mesa Redonda: Gruta da Avecasta – Novos desafios (Ciência, Cultura e Cidadania)

I - Novos dados do estudo da Gruta da AVECASTA

II - Eco-Museu Avecasta: Que desafios? Que perspectivas? Para Quando?

Mais Informação (e inscrição): AQUI

 

AGOSTO 2022 / august 2022

Campo de Trabalho Internacional da Gruta da Avecasta

International Archaeological Working Camp of the Avecasta Cave

 

De 1 a 12 de Agosto de 2022 (Avecasta / Areias / Ferreira do Zêzere / Portugal)

From 1st to 12th August 2022 (Avecasta / Areias / Ferreira do Zêzere / Portugal)

Organização (Organization): Double-u Replay (WR); Apoios (Support): Instituto Português da Juventude e Desporto (IPJD) e Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere (CMFZ)

Organization: Double-u Replay (WR); Support: Portuguese Institute of Sports and Youth (IPJD) and Municipality of Ferreira do Zêzere (CMFZ)

Mais Informação (For more information)AQUI / HERE.

 

INSCRIÇÕES: As candidaturas (rápido que já há poucas vagas!) são realizadas através do download do boletim de inscrição (a partir do site do IPDJ), que após o preenchimento deverá ser remetido para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. (o ficheiro abre em modo de leitura, deve ser preenchido e gravado com outro nome; será necessário anexar ao envio um comprovativo de idade).

INSCRIPTIONS: The candidates (few free places left!) must download the inscription form (at the IPDJ site); fill the form (which opens as a read-only doc); re-save it with another name and send it to the following email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. (please annex proof of age - candidates must be 18-30 years old) 


 ABRIL 2022

UM OLHAR ATENTO ÀS PLANTAS, ÀS SUAS COMUNIDADES, À SUA PAISAGEM

Flora, vegetação e habitats de Santa Rita e Convento Velho

Uma tarde de introdução guiada ao mundo das plantas selvagens na sua diversidade florística, fisionómica, estrutural, corológica, paisagística, evolutiva e histórica (envolvendo dunas, terras húmidas, arribas, colinas, rechãs e outros habitats litorais)

ESGOTADO!!! (novas edições em breve)

Formadores / guias: Paula Queiroz, José Mateus, Miguel Geraldes
Participantes: mínimo 8, máximo 20
Data: 30 abril de 2022, das 14 às 19 horas
Local: Foz do Alcabrichel e litoral de Santa Rita (Ponto de encontro: Porto Novo, junto à ponte)
Duração: 5 horas
Público-alvo: Comunidade em geral - Jovens e adultos com interesse pela natureza e pela sua biodiversidade (Não são necessários quaisquer conhecimentos prévios de botânica ou ecologia)
Sem custos de participação (sujeita a inscrição e número máximo de inscritos)

 

MAIS INFORMAÇÃO AQUI (incluindo inscrição)

 Armeria 768 DSC 7090

 

 

Histórico:

 

Mesa-Redonda e Concerto de 12 de Fevereiro de 2022

clique para inscrição:

"O Convento Velho de Pé-na-firme" - Lançamento do Programa de Estudo e Enquadramento"

 

Clique na Imagem para aumentar:

 

AVECASTA DIA ABERTO - Sábado 7 de Setembro de 2020

1) Sobre morcegos (16.00h) - Café com Ciência Café com voo

 Existem em Portugal 27 espécies de morcegos. Sabe porque são tão importantes ou porque são os únicos mamíferos que voam? Enquanto bebe um café ou um chá, converse com o investigador Pedro Alves (Plecotus, Lda), sobre o trabalho de investigação que desenvolve na área dos quirópteros. Aproveite a boleia deste voo e aterre no fantástico mundo dos morcegos! (atividade no âmbito da medida PEDIME da CIMT)

2) Sobre Arqueologia (15.00h e 17.00h) - Avecasta Portal do Tempo

Visita guiada ao Sítio Arqueológico e ao seu programa de estudo e valorização Venha conversar com a equipa de investigação e conhecer as suas várias estratégias de pesquisa no desvendar das aldeias e ocupações que se fizeram nesta gruta e colina ao longo dos milénios; Conheça as novas perspectivas de descodificação e restituição virtual do Passado Organizam: José Mateus, Paula Queiroz, Patricia Jordão, Adriano Germano

 Clique na Imagem para aumentar:

 

Histórico:

 

HERIsTAGE (momento ZERO)

Tertúlia Informal Inspirativa da Double-u Replay (WR), Sábado, 3 de Agosto

Momentos partilhados de discussão nas vésperas do projecto possível em torno do Modelo de Virtualização Cénica em Ciências e Artes do Território Antigo (da desmontagem do arqueosítio e monumento à recriação)

Ver PROGRAMA / Cartaz (Clique na Imagem)  

Necessário registo (no calendário do evento - a 3 de Agosto) ou inscrição via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Histórico:

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA AVECASTA - PORTAL DO TEMPO

(Gruta da Avecasta, 2 de Junho de 2018)

 

Primeira Mesa-Redonda - Double-u Replay

Sábado - 16 de Setembro (2017) demos a conhecer.o programa da Double-u Replay (WR) como plataforma de articulação de disciplinas e linguagens de restituição.

O Tema foi a REMONTAGEM que o Património suscita para além da descoberta, da descrição. Os patrimónios (aqui sob o paradigma CÉNICO) são plurais, referenciados ao Território Antigo mas abordados à multi-escala (paisagem, sítio, local, indivíduo/peça, componente). Um repto à participação de todos os amadores, estudiosos, promotores e divulgadores do Património.

A remontagem e a restituição exige ir muito para além do relatório técnico, da publicação científica; WR apresentou-se assim como um fórum e uma parceria activa e aberta a toda a comunidade de cientistas, museólogos, professores e comunicadores dos muitos Patrimónios do Oeste e dos seus Valores.

Este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.camara municipal de torres vedras 64

 

MesaRedonda_Flyer