GRUTA DA AVECASTA - Dia Aberto - Sábado 7 de Setembro

Duas sessões de divulgação pública 

1) Sobre morcegos (16.00h) - Café com Ciência Café com voo

 Existem em Portugal 27 espécies de morcegos. Sabe porque são tão importantes ou porque são os únicos mamíferos que voam? Enquanto bebe um café ou um chá, converse com o investigador Pedro Alves (Plecotus, Lda), sobre o trabalho de investigação que desenvolve na área dos quirópteros. Aproveite a boleia deste voo e aterre no fantástico mundo dos morcegos! (atividade no âmbito da medida PEDIME da CIMT)

2) Sobre Arqueologia (15.00h e 17.00h) - Avecasta Portal do Tempo

Visita guiada ao Sítio Arqueológico e ao seu programa de estudo e valorização Venha conversar com a equipa de investigação e conhecer as suas várias estratégias de pesquisa no desvendar das aldeias e ocupações que se fizeram nesta gruta e colina ao longo dos milénios; Conheça as novas perspectivas de descodificação e restituição virtual do Passado Organizam: José Mateus, Paula Queiroz, Patricia Jordão, Adriano Germano

 Clique na Imagem para aumentar:

 

Histórico:

 

HERIsTAGE (momento ZERO)

Tertúlia Informal Inspirativa da Double-u Replay (WR), Sábado, 3 de Agosto

Momentos partilhados de discussão nas vésperas do projecto possível em torno do Modelo de Virtualização Cénica em Ciências e Artes do Território Antigo (da desmontagem do arqueosítio e monumento à recriação)

Ver PROGRAMA / Cartaz (Clique na Imagem)  

Necessário registo (no calendário do evento - a 3 de Agosto) ou inscrição via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Histórico:

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA AVECASTA - PORTAL DO TEMPO

(Gruta da Avecasta, 2 de Junho de 2018)

 

Primeira Mesa-Redonda - Double-u Replay

Sábado - 16 de Setembro (2017) demos a conhecer.o programa da Double-u Replay (WR) como plataforma de articulação de disciplinas e linguagens de restituição.

O Tema foi a REMONTAGEM que o Património suscita para além da descoberta, da descrição. Os patrimónios (aqui sob o paradigma CÉNICO) são plurais, referenciados ao Território Antigo mas abordados à multi-escala (paisagem, sítio, local, indivíduo/peça, componente). Um repto à participação de todos os amadores, estudiosos, promotores e divulgadores do Património.

A remontagem e a restituição exige ir muito para além do relatório técnico, da publicação científica; WR apresentou-se assim como um fórum e uma parceria activa e aberta a toda a comunidade de cientistas, museólogos, professores e comunicadores dos muitos Patrimónios do Oeste e dos seus Valores.

Este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.camara municipal de torres vedras 64

 

MesaRedonda_Flyer