ARTEFACTA MUSICAE
A grande jornada dos instrumentos antigos (da Idade Média ao século XIX)
Curso livre (workshop) de introdução à evolução dos instrumentos de música,
seus repertórios e seus recursos criativos
CURSO ADIADO - Mantenha-se atento ao novo agendamento
(Clique na imagem para acesso ao vídeo-teaser)
Ao longo dos milénios e dos séculos as sociedades humanas conceberam artefactos capazes de aumentar o âmbito da expressividade do som, para além do que lhes permitia a voz e do simples bater das mãos.
O curso explora a evolução dos instrumentos de música, dos seus repertórios e dos seus contextos de criação desde a Pré-História, mas com especial incidência nos 4 séculos entre a Idade Média e o advento da Contemporaneidade.
Esta acção formativa / divulgativa integra um conjunto de aulas / apresentações. Estas sessões serão teórico-práticas onde a exposição, suportada audio-visualmente, incluirá sempre exemplificação de música viva (pelos formadores-músicos) com réplicas (e originais) de instrumentos históricos, seguida de um momento de interatividade prática com os participantes, que pontualmente terão a possibilidade de contactar de perto parte dos instrumentos expostos. As sessões ganham expressividade no diálogo e na discussão entre os formadores-músicos (em trios, quartetos, quintetos…) com a sua diversidade disciplinar alargada.
O curso tem por objectivo promover os valores do Património Artístico Português e Europeu, consolidando a sua identidade cultural, tendo no entanto em perspectiva a ligação generativa com outras culturas, nomeadamente as do Oriente com as quais a nossa Idade Moderna foi estabelecendo, na sua diáspora trans-europeia, importantíssimos laços de co-criação.
As sete temáticas e seus moderadores
1) Instrumentos de música na Pré-História e História Antiga. - FC e ZM
2) Os territórios e os recursos naturais na construção dos instrumentos. - PQ MG ZM
3) Cinco séculos de instrumentos de sopro. - JM, ZM, HR, QT
4 Instrumentos de corda da Idade Média ao Barroco e História do Violino - ZM QT SB NM CF
5) Instrumentos tradicionais portugueses - QT
6) Os instrumentos de tecla do Renascimento ao Classicismo - GK
7) Classicismo ocidental e oriental nos instrumentos, escalas e modos musicais (com introdução aos instrumentos da Música Clássica Indiana) - SB e elementos do Luso Sangeet
Formadores / músicos / conferencistas (clique nos nomes):
Joaquim António Silva (Quitó - QT)
O curso destina-se a todos os melómanos, estudantes e músicos (amadores e profissionais) com interesse na História da Música, nos seus instrumentos e nas formas de os tanger
Durante o evento contamos com a presença de dois expositores (explore os links):
Museu da Música de Coimbra (Associação Cultural)
e
Outra Música (Mafra)
(Agradece-se à Paróquia de São Pedro e São Tiago a cedência deste espaço)