Helder Rodrigues - Músico (concertista e professor de trombone e sacabuxa)

Hélder Rodrigues (HR) - Nasceu em Cascais. Concluiu a Licenciatura em Trombone na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Ismael Santos e o VIII Grau do Curso Complementar de Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional com o mesmo professor. Passou ainda pela escola do Hot Club de Portugal e frequentou a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Participou em diversos master-classes de trombone e música de câmara com Hugo Assunção, José Augusto Carneiro, Ed Neumeister, David Taylor, Reinaldo Guerreiro e, na área da música antiga, com Les Sacqueboutiers de Toulouse, Daniel Lassalle, Alfredo Bernardini, Simeón Galduf, Wim Becu, Adam Woolf, Francisco Rubio, Judith Pacquier, Franck Poitrineau, David Yacus e Charles Toet. Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara de Coimbra, foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil e frequentou Cursos de Orquestra nos Conservatórios de Música da Madeira e Coimbra.
Integra o grupo MUSIC'ALTA (dir. João Mateus). Dedica-se ao estudo e interpretação de Música Antiga em Sacabuxa, tocando numa réplica de um instrumento construído no ano de 1595 em Nuremberga. Neste âmbito, tem trabalhado com vários agrupamentos de instrumentos históricos como a Orquestra Barroca Divino Sospiro, o Coro Gulbenkian, Concerto Atlântico, Il Dolcimelo, Ensemble Studio Contrapuncti, Camerata da Cotovia, Coral Publia Hortensia, Coro de Cãmara da Universidade de Lisboa, Concertus Antiquus,, Alta Capela, Music'Alta e Rar’Ensemble, tendo tocado em diversos países como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Polónia e China. Realizou ainda Conferências sobre instrumentos de música alta nos séculos XVI e XVII (Loulé e Viseu), em parceria com João Mateus.
Foi professor de Trombone na Associação dos Custódios de Maria, na Banda da Malveira da Serra, na Escola Salesiana de Manique, na Escola Alemã de Lisboa, no Conservatório de Música de Sintra e fez parte do projecto SINFONIX – programa de divulgação dos instrumentos de orquestra.
Actualmente integra a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, frequenta o Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget e lecciona a disciplina de Trombone no Conservatório d’Artes de Loures (Catujal) e no Conservatório Regional Silva Marques (Alhandra).