Fernando Coimbra - Arqueologia, Arte Rupestre, Arqueoacústica, Música.

Fernando Augusto Coimbra é doutorado em Pré-história e Arqueologia pela Universidade de Salamanca; Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico de Tomar, onde é responsável pelo módulo “Arqueoacústica e Arte Rupestre”, no âmbito do Mestrado Erasmus Mundus – Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre; Investigador Integrado do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, onde, em 2010, concluiu Pós-doutoramento em Arte Rupestre; Vice-Presidente do Centro Português de Geo-história e Pré-História. Efetuou diversas palestras por convite em Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. Publicou cerca de 110 artigos científicos e 11 livros sobre Arqueologia, Arte Rupestre, Arqueoacústica e Património Cultural, entre outros temas. Estuda filosofia védica desde a primavera de 1980 e é músico amador. Relativamente à investigação em Arqueoacústica, foi membro do “Hal Saflieni Hypogeum Acoustic Project”, em Malta, (2014), escreveu o prefácio das actas do congresso internacional “Archaeoacoustics II, the Archaeology of Sound” (Istanbul, 2015), foi membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do congresso seguinte realizado em Tomar (2017). Foi coordenador da Comissão Organizadora dos symposia – “Archaeology, Archaeoacoustics and Neuroscience: What kind of relation?”, que tiveram lugar em Lisboa (Museu Nacional de Arqueologia, 2018) e na Chamusca (Convento, Inn and Artist Residence, 2019), ambos com a colaboração do LIMMIT – Laboratório de Interação Mente-Matéria de Intenção Terapêutica (sediado no Hospital Universitário de Santa Maria) onde é consultor/colaborador. Em 2021 foi palestrante convidado do II symposium Internacional Music, Sound and Wellbeing, organizado pela Universidade da Finlândia de Leste, na cidade de Joeensu. Tem efetuado testes acústicos em grutas com ocupação humana e em monumentos megalíticos diversos.