ChicoFoto

Francisco Alves - Arqueologia; Arqueologia Náutica e Subaquática

Francisco Alves (FA) - Lançou em 1976 no âmbito da Universidade do Minho o programa do Campo Arqueológico de Bracara Augusta que dirigiu até 1980 - altura em que se torna director do Museu Nacional de Arqueologia e do Departamento de Arqueologia do IPPC, inaugurando uma nova época na História da Arqueologia Portuguesa. Em 1991 cria a associação Arqueonáutica - Centro de Estudos, que se constitui como uma frente aberta de profissionais e amadores de arqueologia náutica de âmbito nacional e internacioal. No âmbito da construção do novo Instituto Português de Arqueologia FA cria o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) que passa a constituir a estrutura central da gestão pública do património cultural subaquático em Portugal. Responsável pela cadeira de Arqueologia Náutica e Subaquática do curso de Arqueologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.