João David Zink - História de Arte, Música (Composição & interpretação)

Historiador de Arte e investigador de iconografia histórica com obra publicada. Músico (poli-instrumentista) com currículo nos domínios da composição e improvisação jazzística, experimental, etc. Ecléctico por formação e temperamento, no plano musical embora particularmente dedicado aos instrumentos electrónicos, sem esquecer a formação inicial nas classes de guitarra e piano do Conservatório Nacional, assume-se como multi-instrumentista semi-autodidacta, com influências polissémicas recolhidas nos universos barroco, romântico e impressionista, mas também na avant-garde, no jazz, na pop e no rock criativos. No final de 2006, fundou o Ars Integrata Ensemble, retomando um conceito de ligação não subjugada entre poesia e música (indissociáveis na matriz greco-latina), que desenvolvera durante os anos 1990-92 com Natália Correia (1923-1993) e outros poetas da sua tertúlia, mas alargando-o a outras formas de arte. Tem actuado a solo e em grupo, em Portugal e no estrangeiro, desde pequenos espaços de animação a grandes salas de concerto, como na Culturgest, Fundação C. Gulbenkian, Palácio Foz, Palácio-Convento de Mafra (King John V's Choir and Musicians, sob a direcção do maestro Victor Roque Amaro). Em 2019 actuou no MIA (10º Encontro Internacional de Música Improvisada). Durante o confinamento suscitado pela pandemia compôs a série electro-acústica “Coronavirus Studies”. No âmbito da crítica de arte, destaca-se o seu texto "Liberdade e artes plásticas" (in ed. Fórum Liberdade e Pensamento Crítico, 2019).