Primeira Tertúlia de Música da WR

No Pátio do Bamboo e Sotão da Música (Palhagueiras)

[Clique na Imagem para aumentar]

Os músicos, pró-músicos e musicantes da Double-u Replay e Camerata da Cotovia reúnem-se na nova casa da família Mateus para um evento de improvisão, de ensaio aberto, de experimentação colectiva de "Música para o Convento Velho": Será um evento muito informal com Música Pré-Histórica (Será??), Música Antiga, Música tradicional / Étnica / Extra-Europeia, Música Nova, mostra de instrumentos e porventura uma mescla imprevisível de tudo isto.

Para além dos tangedores e cantores estarão presentes os sócios interessados e convidados. Haverá lugar a um almoço partilhado e um banho na piscina-tanque. Prevê-se uma vista conjunta à ruína do Convento Velho

Morada:

Travessa dos Madeireiros 3, Palhagueiras 2560-044 A-dos-Cunhados (Torres Vedras)

Como chegar: 

(quem vem por Torres Vedras): Ao chegar à rotunda dos madeireiros de bronze, seguir em frente (para Nordeste) e contornar (para a Dta - rua dos madeireiros) o restaurante A CURVA (na curva); seguir em frente (descendo 318 metros) e virar à dta (travessa)

(quem vem de A-dos-Cunhados): Logo no final da grande curva, virar à esquerda (rua dos madeireiros), seguir em frente (descendo 318 metros) e virar à dta (travessa)

 

 

AVECASTA - PORTAL DO TEMPO - II Jornadas da Primavera

A Velha Arca dos Sentidos

Sábado, 3 de Junho - 16.00 às 20.00 horas

Gruta da Avecasta (Areias / Ferreira do Zêzere)

 Lagoas Image3 1280 clip

A Double-u Replay e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere organizam uma jornada de apresentação do programa de museologia recriativa da GRUTA DA AVECASTA. Procura-se um diálogo aberto com os estudiosos, mas também com os ferreirenses e com o público em geral.

Inscrição dos participantes:

Enviar e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. referindo no Assunto: "2JORNADAS" e na Mensagem: nome e a área de trabalho, estudo, ou interesse 

Muito obrigado!

 (clique na imagem para ampliar:)

PROGRAMA:

16.00h Visita guiada à gruta e cabeço da Avecasta: Eco-fisiografia, flora, vegetação e arqueologia - José Mateus e Paula Queiroz

17.00h Mesa Redonda: A Velha Arca dos Sentidos (para uma museologia re-criativa de um sítio “Portal do Tempo”)

Conferências:
1) A Gruta da Avecasta - as perspectivas e os desafios para o futuro eco-museu - José Mateus e Paula Queiroz

Os responsáveis pelo programa arqueológico da Gruta da Avecasta vão fazer um balanço dos trabalhos realizados, vão focalizar os valores patrimoniais e científicos do sítio e analisar vários cenários possíveis para um programa consistente de conservação e musealização da Gruta e sua adequação logística.

2) Gruta da Avecasta - O monumento natural e sua conservação - Miguel Geraldes

Miguel Geraldes vai expor-nos as possíveis estratégias de conservação da Gruta e sua envolvente à luz das figuras previstas no regime legal (de fontes nacionais e internacionais) de conservação dos valores ambientais e paleoecológicos e respectivas valências para a valorização do sítio.

3) Arqueologia Cénica - Um novo paradigma para as ciências e museologias do passado - José Mateus

José Mateus vai abordar a nova perspectiva de museologia aberta e re-criativa baseada no conceito de Réplica Realista Rejogável do Passado onde se mescla Ciência, Património, Arte e Novas Tecnologias da Virtualização.

4) A arqueologia e as origens da música - Fernando Coimbra, José Mateus, Elsa Braga (conferência e performance acústico-musical)

Fernando Coimbra (com a colaboração de José Mateus (poli-instrumentista) e Elsa Braga (voz)) vai-nos conduzir pela aventura humana da invenção da música, dos seus instrumentos e processos acústicos.

19.00h Concerto:
Ragas no Jardim da Europa - Luso Sangeet (link)

Luso Sangeet é um agrupamento que apresenta a música clássica indiana, mas com uma característica invulgar: letras na língua de Camões

Stephen Bull (violino, composição e direcção)
Elsa Braga (voz)
Riky Choudhuri (flauta indiana)
Pedro Mendes (sopros)
Miguel Lourenço (tabla)

 

COMO CHEGAR à GRUTA DA AVECASTA (de transporte próprio) - não há transporte público disponível

Tomar a A13 e sair na saída 20 "Aviobeira". Seguir pela N110, na direcção de Coimbra (ver foto1) e No Pereiro (junto ao supermercado) virar para Avecasta (esq. de quem vem do Sul) conforme sinalização. No início das casas da aldeia virar à direita (sinalização "AVECASTA - Moinho e Gruta" - ver Foto 2); Junto à Capela, subir pela estrada de terra batida.

  

 SAÍDA 20 "Aviobeira" da A13 e LOCALIZAÇÃO DA GRUTA (clique nas imagens)

 

 

 

A Double-u Replay e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere organizam uma jornada de apresentação do relançamento do seu programa de investigação e museologia da GRUTA DA AVECASTA. Será um diálogo não só dirigido aos estudiosos, mas também aos ferreirenses e ao público em geral.

JornadasDaPrimavera eventoFB NovosLogos

 

 

Inscrição dos participantes:

clicar em:  Contactos Da WR e enviar e-mail pelo formulário de contacto com nome e e-mail, referindo no Assunto: "JORNADAS" e na Mensagem: a área de trabalho, estudo, ou interesse 

Muito obrigado!

PROGRAMA:

14.00

Visita guiada à Gruta e Cabeço da Avecasta: Eco-fisiografia, Flora, Vegetação e Arqueologia - José Mateus e Paula Queiroz

           

15.00

Mesa Redonda:

Gruta da Avecasta - Novos desafios da Ciência, Cultura e Cidadania

 

I - Novos dados do estudo da Gruta da AVECASTA 

Comunicações curtas:

1) As antigas ocupações da Gruta-Povoado da Avecasta - José Mateus e Paula Queiroz 

2) O programa de virtualização - José Mateus, Paula Queiroz, Rui Palhinha, Pedro Brasil 

3) Palinologia dos horizontes proto-históricos (primeiro esboço) - Paula Queiroz e José Mateus

4) Carpologia de um contexto de armazenamento da Idade do Bronze - Paula Queiroz, Denise Silva, Artur Mateus

5) As pastas cerâmicas do horizonte C11d&e (ensaio preliminar) - Massimo Beltrame, Artur Mateus, José Mateus

6) Primeiros ensaios de análise dos resíduos orgânicos da olaria do horizonte C11d&e - Ana Manhita, Cristina Barrocas Dias, José Mateus

7) Primeiros ensaios de releitura estratigráfica com Fluorescência de Raios-X – Massimo Beltrame

17.00 – Pausa

17.30 

II - Eco-Museu Avecasta: Que desafios? Que perspectivas? Para Quando?  

Uma conversa franca, alargada e informal entre a equipa de pesquisa, os autarcas, os ferreirenses, o público interessado, matizada pelas seguintes apresentações curtas:

O pré-projecto de 2002 - José Mateus e Paula Queiroz

A Avecasta no contexto da Arqueologia da Paisagem - Os desafios, as estratégias possíveis – Denise Silva

Arqueometria e arqueobotânica (pontes promissoras) – Ginevra Coradeschi

Em busca das gentes da Avecasta - Cláudia Relvado

Os desafios da zoo-arqueologia - Carlos Pimenta

Novos dados de análise de pastas de cerâmica (níveis pré-romanos) – Abiodun Ganiyu

Desafios da Conservação e Restauro - Ricardo Triães

Arquitectura tradicional na aldeia da Avecasta e os legados milenares - Teresa Bray

Avecasta e a rede NATURA2000 - Paula Queiroz e José Mateus

Antevisão da série AVECASTA DISPLAY (‘cadernos’ Avecasta) - José Mateus e Paula Queiroz

 

Um cartão-postal da Índia

Saraswati JPEG 1920x1005 ParaFB post B 1280

 

Um concerto de música clássica indiana do ensemble Luso Sangeet.
A música clássica hindustani é a música do norte da Índia, a música de ragas.
Cada raga tem uma maneira subtil de se mover entre notas, com caminhos diferentes para subir e descer, e frases que captam uma atmosfera única - quase sempre ligada a uma certa altura do dia ou noite.

Além das composições, a música indiana dá um papel central à improvisação, com ou sem palavras, com ou sem ritmo, e os talas (os ciclos rítmicos) também introduzem um outro eixo nesta elaboração.

O ensemble Luso Sangeet, apesar de trabalhar dentro dos valores tradicionais da música hindustani, inclui actualmente nos seus programas textos de autores portugueses. A poesia de Camões e Pessoa tem sido bem recebida nos círculos musicais indianos, por isso é mais do que oportuno aproximar a música hindustani do público português.

 

StephenBUll 800x600

Stephen Bull (director do Luso Sangeet)

Tarun Chattopadhyay

Tarun_Chattopadhyay (músico convidado (Tablas))

 

Preço: 5 € (a adquirir à porta dos Claustros do Convento da Graça (a partir das 18.30h no dia do concerto). Inclui o empréstimo (aos mais friorentos) durante o concerto de uma pequena manta para contrapor à frescura dos fins de tarde outonais.
 
Reservas (após pagamento dos bilhetes) por transferência para o IBAN:
PT50 5340 5340 0113 5274 0012 3
Enviar email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., referindo: "Concerto de Musica Indiana" (no assunto); o número de bilhetes; o nome do reservante (no conteúdo). Juntar comprovativo (em imagem) da transferência do pagamento (em anexo).  
 
Contactos para: doubleureplay@gmail.com
 
Os músicos de Luso Sangeet gostam sempre de responder às perguntas do público, ficando disponíveis depois do concerto para esclarecimentos.

 

 

 

 

 

Campo de Trabalho Internacional da Gruta da Avecasta - Agosto de 2022

intgruta512

Clique na Imagem para aceder ao artigo sobre a AVECASTA - CLICK ON THE IMAGE TO GO TO THE AVECASTA ARTICLE 

Dando continuidade ao programa de escavação, estudo e musealização virtual da gruta-povoado da Avecasta, a Double-u Replay reabre entre 1 e 12 Agosto o campo arqueológico, sob a tripla tutela da DGPC, da CMFZ e do IPJD.

Os trabalhos serão dirigidos por José Mateus e Paula Queiroz (responsáveis pelo sítio arqueológico) com a cooperação de Artur Mateus e Denise Silva. Prevê-se a continuação da escavação na área da sondagem central (sectores A e C), cobrindo níveis medievais e de Época Romana (quando a gruta albergava uma unidade artesanal de fundição do ferro) e ainda níveis da aldeia da Idade do Cobre (igualmente com estruturas metalúrgicas de fundição).

Os trabalhos de desmontagem arqueológica implicam escavação minuciosa com registo exaustivo dos achados e vestígios, tirando partido das novas tecnologias 3D. São complementados pela crivagem dos sedimentos (em peneiros de malha fina, média e larga) e seu escrutínio sistemático sob lupa binocular para recolha de microfauna, carvões, sementes, e outras micro-vestígios. Haverá ainda lugar a algum trabalho de tratamento sumário do espólio recolhido.

Os participantes terão oportunidade (para além do contacto com a diversidade dos 'materiais arqueológicos') de ser introduzidos às metodologias arqueológicas de escavação e registo e ainda ao caleidoscópio de disciplinas arqueométricas, bio-arqueológicas e paleoecológicas que integram o programa de estudo deste sítio fantástico. Esta aprendizagem informal acontece durante o trabalho normal da jornada ou em sessões especiais de formação, ao fim do dia e ao sábado.

Finalmente os participantes serão convidados a participar de várias actividades lúdico-criativas extra-escavação (como música, jogos de tabuleiro, sketching (desenho expedito), exploração botânica), para além de visitas a locais de interesse turístico-cultural e recreativo no concelho de Ferreira de Zêzere, nomeadamente Dornes, Lago Azul, Areias, Aldeia da Avecasta.

As refeições (à excepção do pique-nique de almoço, na gruta) terão lugar no Centro de Reabilitação Infantil de Ferreira do Zêzere (CRIFZ) e as dormidas (em amplas camaratas, servidas de duches quentes) no Centro de Actividades Escutistas de FZ (ver fotos)
Os custos de logística serão suportados pela organização com o apoio do IPJD e Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Haverá um seguro para os participantes,

 

 

 

The Avecasta Cave-Settlement International Archaeological Working Camp is taken place in Central Portugal (Areias - Ferreira do Zêzere (FZ)) under the scientific coordination of the inter-disciplinary research team of the Double-u Replay Association - WR (led by José Mateus and Paula Queiroz) and the full support of the Ferreira do Zêzere Municipality. The archaeological site is unique: a vast (hall-shaped) cave, its associated karts doline (on a densely wild forested hill) which has been occupied for many centuries, mostly from the Neolithic till the dawn of the Modern Age - a unique collection of overlapping villages extraordinarily well preserved in muddy clay. The excavation is meticulous, dismounting layer by layer the ancient dwelling ground-surfaces with their domestic and artisanal structures and implies a plural scientific approach, where natural sciences, physical-chemistry (archaeometry) and geomatics (3D registration and virtualization) join the traditional archaeological disciplines

The work implies: meticulous (but technically simple) digging in clayey sand (with fine tools, such as trowels and brushes); drawing sketches (for the occurrence of the findings) on top of photographic prints of excavated soil surfaces (or as CAD-layers on digital images on tablets); collecting ancient artifacts on bags with adequate labeling and packaging (according to fragility); taking photos of the findings “in situ”; Sieving the sediments (collected in buckets) under hose water-jet (on a protected shadowed sieving installation, just outside the cave) for collecting the interesting small objects (previously unnoticed during digging); cleaning artifacts and unique identification labelling; Screening micro-fossil assemblages (seeds, charcoal, micro-mammal bones) under stereo microscopes. All participants will experience all the activities on a turn-basis schedule.

Avecasta is a rich field-laboratory where the participants will have the opportunity to have direct contact with many diverse archaeological findings from many epochs and domains of ancient craftwork, such as ceramic shards, lithic and bone tools, metallic objects, bones (from domestic and wild macro & microfauna), as well as seeds and charcoal. They will learn about the new interdisciplinary research strategies (namely archaeometry, palynology, macropalaeobotany, micro-faunal analysis, provenance analysis, traceology) and their on-going museographic re-creative and edutainment outreach strategies.

The Ferreira do Zêzere region is full of beautiful sites to visit and enjoy during the daily spare time of the archaeological campaign. With the logistic support of the Ferreira do Zêzere Municipality and under the WR (hosting organization) assistance and guidance we will visit the Lago Azul (“Blue-Lake‘’ in the margins of the vast Zêzere river dam-lake), Dornes (the old riverine medieval settlement), and the Areias village (with its renaissance old church). Music, nature exploration, speleological introductory practice will be among the extra-work activities organized and monitored by the WR experienced team.

The Avecasta cave large-hall with its high vault (like a natural cathedral, frankly open to the exterior) is a very pleasant (and beautiful) place for staying and digging in day’s journeys. The atmosphere is always fresh (but dry in Summer) and inspired by the wild beautiful and dense oak forest around, which is part of a Nature Protected NATURA 2000 site. The modern village of Avecasta, nearby, is well preserved in what concerns traditional and old rural architecture.

Participants will stay overnight in the well-equipped installations of the Scouts Centre of the town (Ferreira do Zêzere), twenty minutes (by bus) from the Avecasta cave. They will use large collective dormitories with several bunk-beds which are supported by 8 WCs and 2 large bathrooms (masculine & feminine) with many (hot-water) showers. Breakfast and dinner will be served (around 8.00 and 19.00) in a well-equipped canteen (CRIFZ – with traditional Portuguese food but where a vegetarian choice may be previewed); Lunch (and tea-break in the afternoon) will be taken in the field (pick-nick) based on fruit, sandwiches and juices.

Participants should confine strictly to the daily time schedules (breakfast, transport, dinner) as the logistic support relies on precise timings and services from personal outside the scope of Double-u Replay. After 23.00h silence must prevail in the dormitories and associated installations.

The insurance covers: death or permanent invalidity by accident; treatment costs, medical transportation and repatriation (on accidents).