João Mateus - Arquitecto, artista plástico, músico.
João Mateus (JM) Nasceu em Lisboa. É arquitecto, pintor e músico. Dedica-se à interpretação da Música Antiga da Idade Média, Renascença e pré-Barroco como instrumentista de corneta histórica, charamela, bombarda e baixão. Estudou com o professor Emídio Coutinho no Conservatório Nacional de Música de Lisboa de 1975 a 1977. Frequentou estágios de especialização em corneta, nos Cursos de Música da Casa de Mateus, de Vila Real, com Edward Tarr (1980-1981) e com Bruce Dickey (2001), no XXI Curso de Música Antiga da Catalunha com Jean-Pierre Canihac (2005), no Estágio de corneta com William Dongois, Bordéus (2014). Frequentou (como ouvinte) a Masterclass de Fagote Barroco e Música de Câmara, orientado por Alberto Grazzi (2008) e a Masterclass Sobre Ornamentação Renascentista com William Dongois (2009). Integra o grupo Music’Alta (dir. João Mateus), Integrou desde a sua criação o agrupamento “Camerata da Cotovia” (dir. José Mateus) e o "Alta Capela" (dir. João Mateus). Colaborou em diversos concertos com os agrupamentos “Coral Vertice” (dir. Vítor Roque Amaro), “Lusitani Musici”, “Concerto Atlântico”, “Charamela Real” (dir. Pedro Caldeira Cabral), “Il Dolcimelo” (dir. Isabel Monteiro) e o Carmin’Antiqua. Colaborou nos 7 Espectáculos Cénico-Musical Ensaladas – Coral Públia Hortência (dir. Paulo Brandão) 2006-2011. Colaborou no Concerto “Despertar do Barroco” dedicado à obra de João Lourenço Rebelo - Igreja de São Roque em Lisboa - 2010 (dir. Luís Almeida). Formou o grupo "Music’Alta " em 2013 Participou na Banda Sonora e nas cenas com “música ao vivo” no filme “Le Soulier de Satin”, 1985 de Manoel de Oliveira. Colaborou no CD "Vilancicos do Século XVI - canções ibéricas ao Menino e à Virgem" - Il Dolcimelo (dir. Isabel Monteiro), 2007. Colaborou no CD "Oxicantá, Miar do Galos” (dir. André Barroso), 2011.
É construtor de instrumentos antigos de sopro, nomeadamente, cornetas históricas e baixões, baseados em modelos da época. Tem realizado diversas conferências sobre o tema "Cornetas, Charamelas e Baixões - Instrumentos de Música Alta entre os séculos XV e XVI" e "Cornetas, Charamelas Baixões e Sacabuxas, com a colaboração de Hélder Rodrigues.