CAMERATA DA COTOVIA (da DOUBLE-U REPLAY)

ORIGENS
A Camerata da Cotovia que actualmente se integra na Double-u Replay Associação é um grupo de re-interpretação de música antiga, historicamente informada, com foco na Música do Renascimento e Barroco com recurso à utilização e revivência de instrumentos antigos.

Teve a sua criação e sede de ensaios no Museu Nacional de História Natural de Lisboa, em 1998 (Antigo Colégio dos Nobres sito no Monte da Cotovia). Desde então tem-se apresentado ao público em diversos concertos (alguns dos quais sob a forma de concertos encenados) – ver mais a baixo:

PERSPECTIVAS
Mais recentemente a Camerata da Cotovia da Double-u Replay (WRCC), paralelamente à sua linha condutora de restituição historicista, tem procurado igualmente transcender a interpretação estrita (e confinada) das fontes musicais antigas, através da improvisação e da remontagem re-criativa ou de releitura aberta das obras antigas, numa perspectiva mais abrangente. Esta nova preocupação re-experimentalista surge-nos como uma verdadeiro requisito de realismo (e expressividade) dado que na sua origem estas realizações artísticas investem na exploração livre das capacidades expressivas e sonoras dos instrumentos e suas articulações. Surge aqui o encontro entre instrumental antigo e moderno, entre performance simples e digitalmente assistida.

2022
No âmbito do programa de 2022, a WRCC apresentou no evento “Convento Velho de Pé-na-firme” o concerto “Música para o Convento Velho - De Josquin a Marais - vislumbres de música do Renascimento e Barroco” (direc. José Mateus), seguido de um concerto por David Zink “O, du mein holder Abendstern” (Zink/Wagner).

2023

Primeira Tertúlia de Música da WR (No Pátio do Bamboo e Sotão da Música (Palhagueiras)) - 28 de Maio de 2023

Os músicos de Bremen - 9 de Dezembro

2024

Encontro Acordo de Veneza 

A WRCC prepara ainda um concerto-oficina (previsto para o próximo outono): Obstinata Por Três Tempos

Integram hoje esta formação musical da Double-u Replay os seguintes músicos:

Cláudia Fischer (viola da gamba)

Domingos Morais (guitarra clássica e barroca, violas de mão, violas tradicionais)

Helder Rodrigues (sacabuxa e trombone)

João Barroso (flauta traversa, percussão)

João Canto e Castro (viola de arco e violino)

José Eduardo Mateus (alaúde maneirista e barroco; flauta, viola da gamba, oboé, baixãozinho, violino, canto)

João Mateus (cornetas, charamelas, baixões, flautas)

Nuno Mendes (violino barroco)

Sebastião Mateus (violino, viola da gamba)

Stephen Graham Bull (violino)

 

Outros concertos da Camerata da Cotovia:

1998, 25th May - “The song and the dance in the XVI and XVII centuries” (A CANÇÃO E A DANÇA NOS SÉCULOS XVI e XVII”) Cardaes Convent, LISBOA
1998, 20th June – Concert / Restoration Festivities of the Cardaes Convent, LISBOA
1998, July – Final Concert of the III REUNIÃO INTERNACIONAL MEETING of the FOREST PROGRAMME Church of the Cardaes Convent, LISBOA
1998, 17th October – Music from the XVI and XVII centuries; Association “Slow Food” QUINTA DO ANJO – PALMELA
1999, 28th February – Concert “25 years of the Públia Hortênsia Choral” St. Louis Church of the French, Lisbon
1999, 2nd July – Final Concert III Thematic Colloquium “LISBOA – UTOPIAS NA VIRAGEM DO MILÉNIO” utopias on the turning to the new Millennium (FORUM LISBOA – building ROMA – Lisbon)
1999, October – Concert for the association of the FIAT – PORTUGAL concessionaries (HOTEL D. PEDRO – Lisbon)
1999, 2nd December – Music from the XVI and XVII centuries SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA (Lisbon Geographical Society)
2000, 23rd January – Music from the XVI and XVII centuries Organized by the: Instituto Português de Arqueologia (Portuguese Archaeological Institute) Cardaes Convent, LISBOA
2001, March – Dances and Songs from the European Renaissance 6th Meeting of the Bats Accord Experts - Chapel PÉ DA SERRA, SINTRA
2001, 14th August – “CIRCA 1600” Music Festival of MAFRA; Organization: Municipality of Mafra; MAFRA convent / Southern Cloister
2007, 11th January – “Vocal polyphony and dance music from the XVI and XVII centuries INSTITUTO DAS ARTES E OFÍCIOS (Arts & Offices Institute– Autonomous University of Lisbon
2007, 19th May – “Pictures of European Vocal and Instrumental Music between the XVI and the XVIII centuries, Convent of Carmo, Lisbon: Organization: Portuguese Archaeological Society (“Associação dos Arqueológos Portugueses”)
2007, 13th Octobre - “The song and the dance music in the XVI and XVII centuries” at the IX encounter of Ancient Music of Loulé (Algarve-Portuigal – St. Francis Church (IX Encontro de Música Antiga de Loulé, Igreja de S. Francisco, Loulé)
2012, 18th April – Concert in Convent of the Santa Clara-a-Velha (Coimbra) – “Instrumental Music of the XVII and XVIII centuries – a short panorama of baroque instrumental music for Viola da gamba, recorder and harpsichord (Música instrumental dos Séculos XVII e XVIII - uma curta panorâmica de música instrumental barroca para viola de gamba, flauta e cravo)
2007, 29-30 May – “From Diego Ortiz to K.F.Abel” (MUSICA DE ORTIZ A ABEL) Concert integrated in the drama “Through Seas Navigated Since Long Ago” ( Por mares já há muito navegados ) presented in the International trans-disciplinary "Garcia de Orta e Alexander von Humboldt - Deambulations, investigations and dialogs between Cultures” (Errâncias, investigações e diálogo entre culturas" Geographic Society (Lisbon).
2015, 25th July- Music of the Galante Period. Dialogues between viol, cello and harpsichord in the second half of 18th century. III Old Music Festival, Castelo Novo, Portugal