EmanuelFoto

Emanuel Carvalho - Arqueologia; Espeleologia

Emanuel Carvalho (EC) É espeleólogo e tem equivalência curricular a assistente de arqueólogo através da Escola de Assistentes de Arqueólogo do Freixo. É fundador do Espeleo Clube de Torres Vedras e da Associação de Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras. É sócio da Associação dos Arqueólogos Portugueses (Pré-história e História) e membro da Comissão de Ensino da Federação Portuguesa de Espeleologia. Participou em inúmeras escavações arqueológicas desde 1968, nomeadamente nos sítios: L' abri d'Urtus (França), Los Millares, Vale de Asón e Cueva de la Yale (Espanha), Vale Altenkirchen (Alemanha), Cidade Velha (Cabo Verde), e, em Portugal, em inúmeros sítios de que apenas se destacam, o castro do Zambujal (Torres Vedras), a gruta do Caldeirão (Tomar), o castelo de Torres Vedras, Conimbriga (Coimbra), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Fábrica da Neve (Cadaval), Claustro da Sé (Lisboa), necrópole do Algar do BomSanto (Alenquer), Mosteiro e Castelo de Alcobaça, Rua do Ouro – Lisboa (BCP), Igreja de São Roque (Lisboa), Palácio da Vila (Sintra), convento e algar de Nossa Senhora das Neves (s. Montejunto), Palácio de Queluz (Sintra), abrigo do Lagar – Menino do Lapedo (Leiria), tumuli de Selada do Cavalo, Feiteiras e Vale de Mós (Oleiros) e anta do Cão do Ribeiro (Proença-a-Nova).Participou em trabalhos de prospecção e escavação arqueológica em diversos pontos do país com equipas das University of Alberta (Canadá), University of New México (EUA) e University Methodist of Dallas (EUA). Organização e participação como monitor em diversos Cursos de Iniciação à Espeleologia, Arqueologia e Topografia Subterrâneano âmbito da actividade do ECTV e ADDPCTV. Apresentou diversas comunicações no âmbito da Espeleologia, Arqueologia e Defesa do Património em Congressos, Encontros, Colóquios, etc. EC integra os corpos sociais da WR