jmc_128

João Marques Costa - Direito; Literatura (poesia, conto, crónica); História Regional e Institucional

João Marques Costa (JMC) - É natural da Vila de Avis.  Para além do seu trabalho em advocacia (sendo licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa) integrou os quadros directivos do BES. Foi professor na Escola Superior de Educadoras de Infância Maria Ulrich e no CESE (Curso de Estudos Superiores de Educação); Colaborou com o IFB (Instituto de Formação Bancária) e foi fromador do SBSI (Sindicato Bancário Sul e Ilhas) durante mais de vinte anos. É um amante da escrita dedicando-se à poesia, ao conto, à crónica regional. A sua obra (ainda em grande parte por publicar) tem sido premiada no âmbito de diversos concursos, festivais e "jogos florais", versando na poesia sobretudo temas de cariz naturalista. As suas crónicas abordam os temas sociais e regionalistas sempre com redobrada atenção à memória das gentes e dos lugares. JMC tem-se dedicado à pesquisa e recuperação da história da Ordem de Avis e dos seus legados, muitos dos quais estão hoje lamentavelmente esquecidos.