MJCoutinhoFoto

Maria João Coutinho - Literatura; Cinema; Arqueologia; História de Arte; Bibliotecas

Maria João Coutinho (MJC) - é licenciada em História, com especialização em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi bolseira da Embaixada de França na Universidade de Bordéus, da Unesco em Moçambique e da Secretaria de Estado da Cultura na Academia das Ciências Polaca, em Cracóvia.

Traduziu diversas obras de língua romena para português e vice-versa.

É autora de comunicações várias de cariz científico apresentadas em Congressos, Colóquios nacionais e internacionais.

Participou como parte integrante do Projecto do Centro Cultural de Matalana, Marracuene, Moçambique, cuja direcção esteve a cargo do Mestre Malangatana Ngwenya.

É membro efetivo do Projecto Estreitando Margens, com a Universidade Federal de Amapá, Estado de Macapá, Amazonas.

É Técnica superior do quadro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, responsável pelos eventos culturais da sua Biblioteca, tendo realizado até agora inúmeras actividades de cariz cultural muito diversas.

É membro da Associação Portuguesa de Tradução, CLEPUL, Secretária da Associação Internacional de Paremiologia.

É fluente nas línguas francesa, inglesa, espanhola, romena.

É co-produtora de diversos filmes/documentário: Namorando o Amanhã, Força dos Trópicos, A Senhora da Rua, Rua do Beijú, Trans-Missão, Sem Anos de Solidão, Fraternuras, estes últimos seleccionados para o FESTin, Festival de Cinema em Língua Portuguesa, presidente de júri de Curtas, moderadora da Mesa Feminismos e Cinema, FESTin.