EstanislauFoto

Mário Estanislau - Organologia; Construção de instrumentos (aerofones e cordofones de tradição popular); Interpretação de Música Popular

Mário Estanislau (ME) - Fundador do SONS A MÚSICA. Natural de Torres Vedras , onde concluiu o 12º ano, no curso Profissional de Técnico de Manutenção Mecânica. Em 1996 começou a trabalhar como torneiro mecânico e posteriormente como serralheiro de moldes. O primeiro instrumento que construiu, com cerca de 15 anos, foi uma guitarra clássica. Depois fez um cavaquinho e um bandolim, procurando desenvolver as técnicas de construção com Miguel Rodrigues. Com cerca de 22 anos começou a aprender a tocar cavaquinho numa colectividade da zona, altura em construiu a primeira gaita-de-foles. Fundou e tocou no grupo de música popular portuguesa ” Sons da Terra”, no período entre 1997 e 2000. Em 1999 contacta Paulo Marinho e VF com o objectivo de aperfeiçoar a construção da gaita-de-foles. Actualmente, dedica-se a tempo inteiro à construção de instrumentos musicais, em conjunto com VF, nomeadamente gaita-de-foles, guitarras portuguesas, bandolins, cavaquinhos, sanfonas e outros aerofones de aresta ou palheta. Em 2003 integrou o grupo Gaitafolia. Tem composições suas, algumas das quais integram o repertório do grupo Gaitafolia. Através da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles (A.P.P.E.D.G.F) participa (com VF) desde 2002 no encontro internacional de construtores de instrumentos tradicionais em Saint Chartier e promove com alguma regularidade workshops de construção e aprendizagem de instrumentos populares portugueses. No ano de 2005 juntamente com Victor Félix (VF), André Ventura, João Ventura e Tiago Pereira, formam o grupo “Roncos do Diabo”. ME irá montar (com DM, JM, RM, VF e SB) as oficinas de cordofones e instrumentos de sopro.