Programas WR | Parcerias científicas | Prestação de Serviços

Carpologia

Os frutos e as sementes são diásporas vegetais adaptadas ao transporte e colonização de novos habitats e daí a sua frequente presença em sítios paleoecológicos e arqueológicos (onde são geralmente ignorados por insuficiência no escrutíneo). Os conjuntos carpológicos implicam crivar os sedimentos com malhas finas (até 1/4 de milímetro) e por vezes podem ser concentrados por tratamentos em aparatos simples de flutuação de terras.

A Carpologia serve bem a História da Agricultura e a Arqueologia Rural. Por outro lado as sementes preservadas em lagoas e turfeiras complementam (porque permitem um diagnóstico taxonómico preciso) a palinologia, ajudando a interpretar a localização espacial da vegetação frutificante.

A WR desafia toda a Arqueologia a estabelecer um protocolo consigo para a proliferação sustentada da Carpologia Arqueológica.

Uma das linhas de desenvolvimento deste programa é a de actualizar as colecções (consultáveis) de referência existentes (no CTA) com inclusão de exemplares de origens cultivares muito diversas.

A virtualização morfo-tridimencional da colecção é linha de investigação.

Antracologia

Os carvões que o tempo não digere (nada consome carbono puro) estão omni-presentes nas memórias dos sítios. O seu estudo permite reconstituir os recursos lenhosos utilizados pelas comunidades para construção, artesanato e energia. O seu estudo criterioso pode permitir imagens expressivas da partição e transformação dos Territórios Antigos.

Madeiras

Em meio alagado (ou ambiente de legado doméstico preservado) as madeiras conservam-se permitindo o reconhecimento desta matéria prima ao longo da História dos Homens.

O acesso à estrutura íntima da madeira, quer a nível taxonómico (espécie a espécie) quer a nível da especificidade de cada peça concreta é fonte de conhecimento privilegiado para a construção de instrumentos de música, armas e utensílios diversos.

A WR (no âmbito da sua parceria com o CTA) desenvolve e mantém uma colecção de madeiras que se pretende um acervo consultável por especialistas e artesãos. Neste contexto prevalece um pequeno repositório de madeiras para organologia e tecnologia experimental