Paleoecologia
Uma frente de investigação sobre os grandes arquivos da memória ecológica conservados (película a película) nas estratigrafias de lodos e turfas dos pântanos e lagoas, barragens, açudes e poços.
O foco da pesquisa são os "reflexos materiais" das "auras" das plantas (na sua dispersão de pólen, frutos, sementes e folhas) - paleoimagens datáveis e coligíveis em "Filmes da Evolução das Paisagens e dos Territórios".
A Palinologia (envolvendo análise do pólen, de esporos e de outras micro-estruturas de origem vegetal, complementadas com microfósseis de origem diversa) é a disciplna mais importante neste contexto, dado o seu potencial imagético promovido e calibrado pela palinologia experimental que envolve estudos de produção e dispersão de pólen. A macro-paleobotânica que estuda os "macro-restos de origem vegetal" (embora sendo relativamente "micro" dado estes serem acessíveis à lupa binocolar) envolve o estudo das sementes, frutos, madeiras e folhas e complementa em detalhe taxonómico e espaciaização dos componentes vegetacionais representados.
Embora de natureza animal inclui-se aqui (parcialmente) o estudo das cladoceras, ostracodos, foraminíferos e outros micro-invertebrados.