Modelação 3D
Aplicada à multi-escala: Paisagem, sítio, monumento, estrutura, indivíduo / peça, componente. Envolve diversas filosofias de abordagem:
1) Modelação sintética a partir de primitivas paramétricas e malhas editáveis
2) Modelação orgânica sintética em esculturação virtual de malhas de milhões de faces, retopolizáveis (tipo ZBrush)
3) Modelação através de reconstituição de nuvens de pontos (por scanerização 3D ou fotogrametria) retopolizáveis de forma sintética-interpretativa.
Um aspecto crucial deste programa é a prevalência do desenho, assumida como a via e o poder de síntese do carácter morfo-genético, elegendo (fenomenologicamente e hierarquicamente) os traços marcantes da forma gerada, esculpida, talhada, moldada. O desenho assume-se no fluxo de arestas redefinido na topologia 3D resintetizada.
Uma volumetria 3D bem traçada ou desenhada é geradora de sentido funcional, generativo, construtivo, que cegas e simples nuvens de pontos não permitem.
A modelação 3D antecipa e condiciona a fase de virtualização e simulação cénica dos patrimónios dado que permite um acesso optimizado à definiçao de actores e seus componentes significativos