As Personagens
Personagens
No videojogo do Convento Velho (capítulo do presente, de cariz arqueológico), para além do avatar (Reinaldo) temos várias personagens que virtualizam a nossa equipa de pesquisa do sítio e do monumento, na sua diversidade de carácter e de formação cientíca-cultural. Na galeria sequinte podemos ver os personagens criados até agora (Novembro de 2023). Reinaldo será jogado como avatar em primeira pessoa numa aventura de descodificação da ruína e na restituição esboçada do que foi no passado. A acção passa-se no início dos trabalhos de escavação (que na realidade estão pendentes no âmbito do Ministério da Cultura, sob coordenação nossa).
[Clique nas imagens]
Para além do UNREAL (da Epic), utilizamos os sistema Metahuman acoplado ao Live Link Face da Apple para criar as nossas personagens, que em parte nos projectam na virtualidade (nossa equipa).
O Live Link Face permite a captura da mímica (para além da fisionomia facial) e o Move Ai a captura de movimentos (motion Capture). Na WR montámos um sistema (MoCap) de captura com 4 iPhones controlados por um outro (master). As indumentárias são de dois tipos: 1) Vestes simuladas com sistemas de colisão física em tempo real (modeladas com processos de verdadeiras modistas virtuais (moldes cozidos entre si). São criadas no Marvelous Designer e vestem realisticamente as figuras nuas; 2) Vestes animadas pelo campo de influências do esqueleto das figuras.
O sistema Metahuman do UNREAL tem o módulo de criação (parametrzável com o Live Link Face) e o módulo de animação.
O sistema Live Link Face permite captar através do iPhone a fisionomia e a mímica, que serão a base da expressiviade dramática das personagens.
A WR montou a seu sistema de MoCAP com base no Move AI. Utilizamos simultaneamente 4 câmaras (iPhones) para as diversas sessões de captura (processadas na Cloud). O projecto conta já com dezenas de animações (ver Performances) associáveis a diversos níveis de jogo.
Para os fatos e vestes usamos o Marvelous Designer que funciona como uma verdadeira modista virtual, e onde a simulação da dinâmica plástica das vestes é efectivada por colisão de partículas (módulo de física virtual)